Blog Jaltest Português

Cojali Group

Cojali Group

martes, 22 de marzo de 2016

SISTEMA DE INJEÇÃO MR DE MERCEDES, AVARIA DE UM BANCO DE CILINDROS

Neste artigo, vamos falar da gestão electrónica do motor MR de Mercedes e uma das suas avarias mais frequentes.
Nestes sistemas de injeção PLD (bomba, tubo e bico) é muito comum a avaria em um dos bancos de cilindros. Esta falha pode estar na unidade de controle em si, mas antes de chegar a esta conclusão, é importante seguir alguns passos de verificação.

Os sistemas de MR estão montados em caminhões Mercedes Actros, Axor, Atego, Econic, Unimog, etc., em autocarros e até mesmo em veículos especiais e motores estacionários. A unidade de controle destes sistemas controla a ativação das bombas unitárias de todos os cilindros em dois bancos:
  • Em motores de 4 cilindros (motores em linha OM 904/924 LA). O banco 1 está composto pelas bombas unitárias 1 e 2, e o banco 2 está composto pelas bombas unitárias 3 e 4.

MOTOR DE 4 CILINDROS EM LINHA
  • Em motores de 6 cilindros nas duas variantes montadas na Mercedes (motores em linha 0M 906/926 LA e motores em V OM 501/541LA). O banco 1 está composto pelas bombas unitárias 1, 2 e 3 e o banco 2 está composto pelas bombas unitárias 4, 5 e 6.

MOTOR DE 6 CILINDROS EM LINHA


MOTOR DE 6 CILINDROS EM V
  • Em motores de 8 cilindros em V (motores OM 502/542 LA). O BANCO 1 ESTÁ COMPOSTO PELAS bombas unitárias 1, 3, 7 e 8 e o banco 2 está composta pelas bombas unitárias 2, 4, 5 e 6.

MOTOR DE 8 CILINDROS EM V

Quando é gerada a falha de um dos bancos de cilindros, o sintoma mais visível é a dificuldade de ligar o motor e uma marcha lenta instável. No momento em que isto acontece, o primeiro passo é verificar com o equipamento de diagnóstico Jaltest, que na memória da unidade de controle há um erro relativo a um dos bancos de cilindros. Neste caso, os passos a seguir são:
  • Com o equipamento  de diagnóstico Jaltest, realizar um teste de compressão para descartar que o problema dos cilindros afetadas pode ser mecânico.
  • Com a ajuda do esquema elétrico, que fornece o equipamento de diagnóstico, verifique o estado da instalação eléctrica, a partir da unidade de controle MR ás bombas unitárias afetadas.
  • Verificar ou resistência das bobinas das bombas afetadas. Neste caso, Jaltest também fornece informação adicional com o valor de resistência que devem ter essas bobinas.    


Do Departamento de AssistênciaTécnica Cojali, e com a experiência de seus membros, verificou-se que, se após a realização de todas as etapas descritas acima, não foi encontrada qualquer anormalidade, deve-se proceder à inspeção e reparação da unidade de controle eletrônico MR.
Unidade de controle MR

Cojali tem uma equipa de profissionais da eletrônica altamente qualificados, para abordar estes reparos, em 24 horas. Graças à confiabilidade destes trabalhos podem ser oferecidas garantias de até 1 ano na reparação de este tipo de unidades.

Damián Muñoz
Departamento de Assistência Técnica

No hay comentarios:

Publicar un comentario