Neste
artigo, vamos falar da gestão electrónica do motor MR de Mercedes e uma das suas avarias mais frequentes.
Nestes
sistemas de injeção PLD (bomba, tubo e bico) é muito comum a avaria em um dos
bancos de cilindros. Esta falha pode estar na unidade de controle em si, mas
antes de chegar a esta conclusão, é importante seguir alguns passos de
verificação.
Os
sistemas de MR estão montados em caminhões Mercedes Actros, Axor, Atego, Econic, Unimog, etc., em autocarros e
até mesmo em veículos especiais e motores estacionários. A unidade de controle
destes sistemas controla a ativação das bombas unitárias de todos os cilindros
em dois bancos:
- Em motores de 4 cilindros (motores em linha OM 904/924 LA). O banco 1 está composto pelas bombas unitárias 1 e 2, e o banco 2 está composto pelas bombas unitárias 3 e 4.
MOTOR DE 4 CILINDROS EM LINHA
- Em motores de 6 cilindros nas duas variantes montadas na Mercedes (motores em linha 0M 906/926 LA e motores em V OM 501/541LA). O banco 1 está composto pelas bombas unitárias 1, 2 e 3 e o banco 2 está composto pelas bombas unitárias 4, 5 e 6.
MOTOR DE 6 CILINDROS EM LINHA
MOTOR DE 6 CILINDROS EM V
- Em motores de 8 cilindros em V (motores OM 502/542 LA). O BANCO 1 ESTÁ COMPOSTO PELAS bombas unitárias 1, 3, 7 e 8 e o banco 2 está composta pelas bombas unitárias 2, 4, 5 e 6.
MOTOR
DE 8 CILINDROS EM V
Quando
é gerada a falha de um dos bancos de cilindros, o sintoma mais visível é a
dificuldade de ligar o motor e uma marcha lenta instável. No momento em que
isto acontece, o primeiro passo é verificar com o equipamento de diagnóstico Jaltest, que na memória da unidade de controle há um erro
relativo a um dos bancos de cilindros. Neste caso, os passos a seguir são:
- Com o equipamento de diagnóstico Jaltest, realizar um teste de compressão para descartar que o problema dos cilindros afetadas pode ser mecânico.
- Com a ajuda do esquema elétrico, que fornece o equipamento de diagnóstico, verifique o estado da instalação eléctrica, a partir da unidade de controle MR ás bombas unitárias afetadas.
- Verificar ou resistência das bobinas das bombas afetadas. Neste caso, Jaltest também fornece informação adicional com o valor de resistência que devem ter essas bobinas.
Do
Departamento de AssistênciaTécnica Cojali, e com a experiência
de seus membros, verificou-se que, se após a realização de todas as etapas
descritas acima, não foi encontrada qualquer anormalidade, deve-se proceder à
inspeção e reparação da unidade de controle eletrônico MR.
Unidade de controle MR
Cojali tem uma equipa
de profissionais da eletrônica altamente
qualificados, para abordar estes reparos, em 24 horas. Graças à confiabilidade
destes trabalhos podem ser oferecidas garantias de até 1 ano na reparação de este
tipo de unidades.
Damián Muñoz
Departamento de Assistência Técnica
Departamento de Assistência Técnica
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