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martes, 12 de enero de 2016

Sistemas de AdBlue

As normas de antipoluição são cada vez mais exigentes. Os veículos comerciais são obrigados a cumprir essas leis. Para isso, têm que ter montados os conhecidos "Sistemas de antipoluição."

Este artigo aborda um dos sistemas mais utilizados, o SCR (Selected Catalytic Reduction), que começou a ser utilizado em veículos comerciais para atender a norma de antipoluição Euro 4 que entrou em vigor em 1 de outubro de 2006. É o sistema que continuam a usar a maioria dos fabricantes para atender às rigorosas normas antipoluição Euro 6, obrigatória desde 2014.


Este sistema é baseado na contribuição de AdBlue nos gases de escape. AdBlue é um liquido composto de ureia e água que é injetado em doses pequenas nos gases de escape antes da passagem através do catalisador para reduzir as partículas de NOx (óxidos de azoto) que saem para a atmosfera.

É muito importante manter estes sistemas em perfeitas condições, porque ao não ser realizada uma manutenção preventiva adequada podem ser facilmente danificados, e ainda mais quando for inverno e as temperaturas são extremamente baixas.

A razão porque o frio extremo pode afetar o bom funcionamento destes sistemas é o alto teor de água no AdBlue, portanto, uma grande facilidade para congelar o produto nos tubos e injetor, quando o circuito não é mantido limpo e não há um bom fluxo do produto.

Características e composição do AdBlue
  • Congelação -11ºC
  • Evaporação - 40 ºC
  • 68% Água
  • 32% Ureia
Para o bom funcionamento destes sistemas, é necessário o uso de boa qualidade do Adblue que atenda às normas ISO 22241-1, e seguir alguns passos importantes de manutenção preventiva, pelo menos uma vez por ano. Esta manutenção consiste na substituição do filtro principal e trabalhos de limpeza do filtro prévio e injetor.

Componentes principais
A depuração dos gases de escape de acordo com a técnica SCR é um sistema simples com poucos componentes: Tanque de AdBlue (1), Unidade de bomba (2) Unidade de dosagem (3) Silenciador (4) Catalisador SCR incorporado (5).
Imagem do filtro principal e filtro prévio em um sistema Denox 2

Filtro prévio à entrada de fornecimento de AdBlue no módulo

Filtro principal de papel no módulo de AdBlue

Depois de realizar esta manutenção preventiva, é necessário verificar que o sistema de antipoluição funciona corretamente. Para isso, necessitamos da ferramenta de diagnóstico JALTEST. Esta ferramenta tem ações distintas para verificar o bom funcionamento do sistema, para além de poder realizar as calibrações necessárias quando são substituídos alguns dos seus componentes.

Essas ações são:
  • Diagnóstico
  • Teste de aumento de pressão/redução da pressão AdBlue, para verificar o funcionamento correto da bomba.
  • Purga do circuito de AdBlue
  • Fluxo máximo da bomba / medição da quantidade dosificada para ver se o sistema injeta a quantidade certa de AdBlue.
  • Calibração do módulo de dosagem AdBlue. É necessário realizar esta operação em caso de substituição do módulo de dosagem.
Módulo de dosagem de um sistema Denox 2


Damián Muñoz
Departamento de Assistência Técnica

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