As normas de antipoluição
são cada vez mais exigentes. Os veículos comerciais são obrigados a cumprir
essas leis. Para isso, têm que ter montados os conhecidos "Sistemas de antipoluição."
Este artigo aborda um dos
sistemas mais utilizados, o SCR (Selected Catalytic Reduction), que
começou a ser utilizado em veículos comerciais para atender a norma de
antipoluição Euro 4 que entrou em vigor em 1 de outubro de 2006. É o sistema que
continuam a usar a maioria dos fabricantes para atender às rigorosas normas
antipoluição Euro 6, obrigatória desde 2014.
Este sistema é baseado na
contribuição de AdBlue nos gases de
escape. AdBlue é um liquido composto
de ureia e água que é injetado em doses pequenas nos gases de escape antes da
passagem através do catalisador para reduzir as partículas de NOx (óxidos de azoto) que saem para a
atmosfera.
É muito importante manter
estes sistemas em perfeitas condições, porque ao não ser realizada uma
manutenção preventiva adequada podem ser facilmente danificados, e ainda mais
quando for inverno e as temperaturas são extremamente baixas.
A razão porque o frio extremo
pode afetar o bom funcionamento destes sistemas é o alto teor de água no AdBlue, portanto, uma grande facilidade
para congelar o produto nos tubos e injetor, quando o circuito não é mantido
limpo e não há um bom fluxo do produto.
Características e composição do AdBlue
- Congelação -11ºC
- Evaporação - 40 ºC
- 68% Água
- 32% Ureia
Para o bom funcionamento
destes sistemas, é necessário o uso de boa qualidade do Adblue que atenda às normas ISO
22241-1, e seguir alguns passos importantes de manutenção preventiva, pelo
menos uma vez por ano. Esta manutenção consiste na substituição do filtro principal
e trabalhos de limpeza do filtro prévio e injetor.
Componentes principais
A depuração dos gases de
escape de acordo com a técnica SCR é
um sistema simples com poucos componentes: Tanque
de AdBlue (1), Unidade de bomba
(2) Unidade de dosagem (3) Silenciador (4) Catalisador SCR incorporado (5).
Imagem do filtro
principal e filtro prévio em um sistema Denox 2
Filtro prévio à entrada de
fornecimento de AdBlue no módulo
Filtro principal de papel no módulo de AdBlue
Depois de realizar esta
manutenção preventiva, é necessário verificar que o sistema de antipoluição
funciona corretamente. Para isso, necessitamos da ferramenta de diagnóstico JALTEST. Esta ferramenta
tem ações distintas para verificar o bom funcionamento do sistema, para além de
poder realizar as calibrações necessárias quando são substituídos alguns dos
seus componentes.
Essas ações são:
- Diagnóstico
- Teste de aumento de pressão/redução da pressão AdBlue, para verificar o funcionamento correto da bomba.
- Purga do circuito de AdBlue
- Fluxo máximo da bomba / medição da quantidade dosificada para ver se o sistema injeta a quantidade certa de AdBlue.
- Calibração do módulo de dosagem AdBlue. É necessário realizar esta operação em caso de substituição do módulo de dosagem.
Módulo de dosagem de um
sistema Denox 2
Damián Muñoz
Departamento de Assistência Técnica
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