Blog Jaltest Português

Cojali Group

Cojali Group

lunes, 10 de agosto de 2015

Avarias Frequentes no Verão

Quais são as avarias mais frequentes no verão?
No verão, devido às altas temperaturas, ocorre uma avaria muito comum: o excesso de temperatura no circuito de arrefecimento do motor. Estas avarias afectam o funcionamento do motor e também a outros sistemas de segurança do camião, como o retardador.

Que elementos podem ser afetados?
O motor: quando atinge uma temperatura mais alta do que o normal, salta um aviso em vermelho no medidor de temperatura no painel de instrumentos, o que indica um elevado risco de danos graves de superaquecimento do motor.

Os novos sistemas de gestão do motor podem limitar a potência do motor. Esses sistemas controlam a temperatura do motor por meio de sensores de temperatura de água, óleo, ar, etc. Se durante o funcionamento do veículo estas temperaturas excedem o limite permitido de segurança, a unidade de controlo do motor ordena reduzir a potência, para controlar a temperatura.

O ventilador é o componente que mais problemas costuma ter com as altas temperaturas. Os veículos de hoje estão equipados com ventiladores, os quais estão fornecidos de uns dispositivos eletrônicos que informam a unidade de gestão motor sobre as rotações em que estão em todos os momentos e uma rápida ativação e desativação do ventilador.

Também pode ser afetado um sistema tão importante para a segurança do veículo como o retardador, incorporado no sistema de arrefecimento do motor. Quando a temperatura do motor aumenta, poderá perder a eficiência ou mesmo deixar de travar, um risco para a segurança do caminhão e seus ocupantes.

Como resolver a avaria?
Temos de saber como funciona o sistema de arrefecimento, componentes que o gerenciam, etc. Uma ferramenta que nos ajuda a resolver estas falhas, reduzindo os tempos e os custos de reparação, é Jaltest. Com o equipamento de diagnóstico Jaltest, podemos de forma confiável, verificar o estado e funcionamento de todos os componentes elétricos e mecânicos do dito sistema e ver que os valores que indicam os sensores de temperatura estão corretos.

Como podemos impedir que isso aconteça novamente?
A fim de evitar tais avarias é aconselhável fazer uma manutenção preventiva:


  • Verificar o liquido de arrefecimento do motor
  • Verificar o estado das mangas da união dos tubos do circuito de refrigeração e correias de acessórios.
  • Limpeza externa e interna do radiador da água do circuito de refrigeração.
  • Verificar o termostato que controla a temperatura do sistema de refrigeração.
  • Verificar o estado e funcionamento dos sensores de temperatura da água, óleo e ar.

O equipamento de diagnóstico Jaltest permite-nos fazer uma determinação confiável dos componentes sem necessidade de desmontagem do veículo e pode ver que os valores são os corretos. Além disso, a maioria dos fabricantes de veículos comerciais permitem uma verificação do ventilador com o veículo parado. Jaltest pode fazer tais verificações com o ventilador montado no veículo e assim ver se funciona corretamente

Damián Muñoz
Responsável Pela Assistência Técnica

No hay comentarios:

Publicar un comentario