Hoje, o sistema pneumático em
veículos comerciais é um componente vital para a segurança utilizada,
nomeadamente, no sistema de travagem e suspensão. Tais
sistemas exigem a limpeza e ar de alta qualidade.
Unidade
secadora APM montada em modelos Renault DXI
É muito comum que os
compressores de ar instalados em veículos comerciais gerem sujidade (água,
óleo, etc.). Para remover essa sujidade, são montadas válvulas equipadas com um
filtro
secador. Neste filtro acumula-se toda a sujeira que gera o compressor.
Recomenda-se substituir os filtros a
cada 100.000 km ou uma vez por ano, e é muito importante respeitar estes prazos
de manutenção, porque caso contrário a sujidade pode começar a passar para o
sistema pneumático do camião. A sujidade gerada afeta o bom
funcionamento das várias válvulas que controlam o sistema de travagem e
suspensão.
Além disso, os veículos que trabalham em zonas onde as temperaturas de
inverno são muito baixas, correm o risco de que a água gerada pela condensação
entre no sistema pneumático, podendo deixar de funcionar corretamente o sistema
de freio por congelamento de alguns componentes, com o consequente risco para a
segurança do veículo.
Válvula Secadora
montada em modelo Volvo FH/FM
É cada vez mais comum para os fabricantes de camiões marquem prazos de
tempo ou quilômetros, para substituir estes filtros secadores. Além
disso, para a segurança do motorista, aparece no painel de instrumentos um avisou
alerta, indicando que o prazo de vida útil do filtro secador foi cumprido. Nesse
momento, é necessário substituir o filtro secador e fazer um reset ou repor o filtro
na unidade de controle do camião que controla os prazos de manutenção. Para
"reiniciar" é necessário ter o Equipamento de Diagnóstico Jaltest. É a melhor
ferramenta para ver que prazo resta ao filtro secador e defini-lo a zero,
quando for necessário.
É muito importante cumprir os prazos de tempo ou quilómetros que marca o
fabricante para substituir os filtros secadores. Uma
má qualidade do ar do sistema pneumático pode afetar a segurança do veículo,
além de o consequente custo económico, pois a sujidade nestes sistemas é a
principal causa de deterioração dos componentes do sistema pneumático.
Damián Muñoz
Departamento de
Assistência Técnica
No hay comentarios:
Publicar un comentario