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sábado, 3 de octubre de 2015

AVARIAS FREQUENTES: Manutenção do Sistema Pneumático

Hoje, o sistema pneumático em veículos comerciais é um componente vital para a segurança utilizada, nomeadamente, no sistema de travagem e suspensão. Tais sistemas exigem a limpeza e ar de alta qualidade.
Unidade secadora APM montada em modelos Renault DXI

É muito comum que os compressores de ar instalados em veículos comerciais gerem sujidade (água, óleo, etc.). Para remover essa sujidade, são montadas válvulas equipadas com um filtro secador. Neste filtro acumula-se toda a sujeira que gera o compressor.

Recomenda-se substituir os filtros a cada 100.000 km ou uma vez por ano, e é muito importante respeitar estes prazos de manutenção, porque caso contrário a sujidade pode começar a passar para o sistema pneumático do camião. A sujidade gerada afeta o bom funcionamento das várias válvulas que controlam o sistema de travagem e suspensão.

Além disso, os veículos que trabalham em zonas onde as temperaturas de inverno são muito baixas, correm o risco de que a água gerada pela condensação entre no sistema pneumático, podendo deixar de funcionar corretamente o sistema de freio por congelamento de alguns componentes, com o consequente risco para a segurança do veículo.

Válvula Secadora montada em modelo Volvo FH/FM

É cada vez mais comum para os fabricantes de camiões marquem prazos de tempo ou quilômetros, para substituir estes filtros secadores. Além disso, para a segurança do motorista, aparece no painel de instrumentos um avisou alerta, indicando que o prazo de vida útil do filtro secador foi cumprido. Nesse momento, é necessário substituir o filtro secador e fazer um reset ou repor o filtro na unidade de controle do camião que controla os prazos de manutenção. Para "reiniciar" é necessário ter o Equipamento de Diagnóstico Jaltest. É a melhor ferramenta para ver que prazo resta ao filtro secador e defini-lo a zero, quando for necessário.

É muito importante cumprir os prazos de tempo ou quilómetros que marca o fabricante para substituir os filtros secadores. Uma má qualidade do ar do sistema pneumático pode afetar a segurança do veículo, além de o consequente custo económico, pois a sujidade nestes sistemas é a principal causa de deterioração dos componentes do sistema pneumático.

Damián Muñoz

Departamento de Assistência Técnica

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