Blog Jaltest Português

Cojali Group

Cojali Group

martes, 18 de marzo de 2014

Funcionalidades Jaltest em sistemas de gestão motor

Uns dos testes mais importantes e mais solicitados em sistemas de gestão motor são os de corte de cilindros, balanço de cilindros e teste de compressão. A vantagem de fazer este tipo de testes é crucial para uma oficina que tem uma ferramenta como Jaltest. De uma maneira geral, então, indicaremos para que servem  cada teste e de que se trata.

1. Corte de cilindros
Se um injetor ou a injeção em um cilindro não está funcionando, e não é devido a uma falha elétrica, a priori, e sem erros no diagnóstico, o mecânico não sabe que componentes de que cilindro tem que verificar. Assim, o tempo necessário para ligar e desligar um cilindro no motor manualmente pode ser elevado. Se a ferramenta é capaz de desconectar cilindros, o ruído do motor mudará, se um dos cilindros não está a ser injetado. Imagine que desconectamos um cilindro que funciona perfeitamente, então um motor de 6 cilindros ficará a trabalhar com 4 cilindros partindo do principio que um deles está mal e não se sabe qual é. Ao desconectar o cilindro em questão o ruído do motor não vai mudar e isso pode determinar onde está a falha utilizando a ferramenta de diagnóstico.
Jaltest Multibrnad Diagnostic Jaltest Multibrnad Diagnostic
2. Balanço de Cilindros
É uma comparação de quanto trabalham mais uns cilindros que outros. Isto é, para produzir um ciclo completo do motor é necessário injetar certa quantidade de combustível. Se em um cilindro é injetado menos e a distribuição na injeção não é uniforme outro terá de satisfazer o trabalho de este. Então, se injetará mais quantidade de combustível. Um motor que funcione em boas condições os resultados do teste serão de uma comparação nula entre os cilindros, já que todos trabalham de maneira igual.
Jaltest Multibrnad Diagnostic Jaltest Multibrnad Diagnostic
3. Teste de compressão
Pelo teste de compressão pode avaliar a capacidade de cada cilindro na fase de compressão. Normalmente, por razões mecânicas os cilindros perdem esta propriedade. É determinado na maioria das vezes no arranque e é muito importante.
Jaltest Multibrnad Diagnostic Jaltest Multibrnad Diagnostic Jaltest Multibrnad Diagnostic

No hay comentarios:

Publicar un comentario